Ciência e Arte do Preenchimento é um livro sobre os meus 12 anos de experiência como médico preenchedor e pesquisador da técnica de bioplastia.
Antes de começar a falar sobre preenchimento é preciso estar atento a três fatores principais: ambiente, produto e profissional. Embora a ciência dos números contribua muito para resultados naturais, não é possível garantir precisão matemática nos resultados do preenchimento, nem em qualquer outro procedimento médico, contudo, os laboratórios trabalham permanentemente para desenvolver produtos cada vez mais adequados e os médicos dedicam-se constantemente ao aperfeiçoamento de suas técnicas de aplicação. Acima de tudo isso está o órgão de saúde de cada país, que autoriza ou não a comercialização destes produtos em seu mercado e fiscaliza o ambiente onde o preenchimento será realizado de acordo com suas condições de higiene para realização de procedimentos médicos.
Por ser um procedimento realizado em consultório, com anestesia local, sem cicatriz ou tempo de recuperação é comum os pacientes esquecerem a ciência do preenchimento e não atentarem para a formação do profissional, qualidade do produto e adequação das condições de higiene do ambiente para realização de procedimentos médicos. Como qualquer procedimento médico é fundamental atentar para a tríade ambiente-produto-profissional para reduzir as possibilidades de resultados adversos.
Os conhecimentos científicos são o ponto de partida para realização do preenchimento, que para alcançar resultados naturais irá buscar apoio na arte. Utilizando preceitos da matemática, a arte do preenchimento está no equilíbrio das proporções do rosto que levam à harmonização facial. A partir do retângulo de ouro é possível construir a harmonia entre os três terços da face, seguindo o rácio dourado 1,618 para tornar um rosto visualmente mais agradável.
Um das características comuns a todas as substâncias preenchedoras é sua propriedade de estimular colágeno, sendo o preenchimento facial também utilizado para rejuvenescimento, pois além de repor a perda de tecido ocasionada pelo passar dos anos, ainda contribui para redução da flacidez. Contudo, estes são apenas alguns dos sinais de envelhecimento, por isso costumo combinar técnicas e tecnologias para um rejuvenescimento mais natural, o que pode incluir, laser CO2 fracionado, ultrassom microfocado, toxina botulínica, hidratação profunda com ácido hialurônico, entre outros, conforme necessidade de cada paciente verificada na avaliação médica presencial.
Outro procedimento bastante procurado é o preenchimento de glúteos, que pode servir não apenas para definição do contorno e harmonia corporal, mas também para evitar flacidez ou ainda equilibrar assimetrias, como a depressão trocantérica. Assim como os demais preenchimentos o implante nos glúteos é feito em consultório com anestesia local. Geralmente são distribuídos produtos particulados em planos profundos, permitindo aparência e toque naturais. Para melhor definição do contorno pode ser preciso eliminar algumas irregularidades manualmente, o que realizo com Goldincision, uma combinação de subcisão e preenchimento que desenvolvi para tratar os graus mais avançados de celulite, devolvendo o aspecto liso e reduzindo a flacidez da pele.
Me acompanhe por essa jornada pela ciência e arte do preenchimento, saiba mais sobre a ciência do preenchimento.