A arte do preenchimento está no equilíbrio das proporções do rosto segundo o rácio dourado 1,618, quociente da base pela altura do retângulo de ouro, figura obtida a partir do processo de ‘Divisão em média e extrema razão’ criado pelo matemático Euclides por volta de 300 a.C. Utilizado pela primeira vez pelo escultor grego Phideas no Partenon, cerca de 440 a.C., o número 1,618 é simbolizado pela letra grega Phi, em homenagem ao arquiteto. Em 1202 o matemático italiano Leonardo Fibonacci apresentou ao mundo a sequência de Fibonacci, uma sequência de números inteiros onde cada termo subsequente corresponde à soma dos dois anteriores e a divisão de um termo pelo seu anterior é igual a 1,618. Os números dessa sequência facilitam a formação do retângulo de ouro e por sua vez a harmonização dos terços da face. Em 1997 o cirurgião norte-americano Stephen R. Marquardt utilizou o rácio dourado para construir a Máscara da Beleza de Marquardt, que facilita a harmonização facial através do equilíbrio entre as proporções de cada região do rosto dentro de seu respectivo terço.
Falamos em arte do preenchimento devido ao retângulo de ouro ser um desenho geométrico muito presente nas artes em geral – incluindo não apenas a pintura mas também a música, literatura, cinema, entre outras – que passou a servir de molde também para o preenchimento facial após a ‘Psicologia da Percepção’ demonstrar que o retângulo dourado parece visualmente mais agradável do que as outras figuras geométricas. Assim, apesar de ser um procedimento médico desenvolvido sobre conceitos científicos, o preenchimento encontra-se tão próximo da arte quanto ao desenho arquitetônico do Partenon construído na Grécia por Phideas.
Agora que você já entendeu os princípios da harmonização facial, vamos continuar nossa jornada pela ciência e arte do preenchimento corporal, com foco no tratamento dos graus mais avançados de celulite, conheça a combinação de técnicas Goldincision.
Para comprar o livro acesse o site da Editora AGE.